O folder é, sem dúvida, uma das ferramentas de divulgação mais utilizada no mercado promocional. Do produto mais simples ao mais sofisticado, quase sempre haverá um folder enumerando suas vantagens. Outros, preferem usar o folder como informativo para divulgar um evento ou notícia. O fato é que essa ferramenta faz parte do nosso dia a dia. Por mais simples que possa parecer, um folder também requer alguns cuidados não só no que se refere à qualidade de impressão e cores. Vamos falar do acabamento, especificamente da dobra do material. Não são poucos os casos de folders que recebemos mal compensados e dimensionados. Impressos que no momento da dobra não fecham direito, ficam “encavalados” e em alguns casos totalmente diferentes do que o cliente espera. Tudo porque não se tomou o devido cuidado de compensar e dimensionar corretamente as faces (páginas) do material.
Como compensar as páginas de um folder?
Tomemos como exemplo um folder básico, formato A4, com duas dobras estilo charuto (ou rocambole – a nomenclatura varia de acordo com a região). Geralmente as pessoas tomam por base dividir o comprimento do folder (297mm) por 3 partes iguais sendo assim temos 297/3=99mm (Fig1). Porém, nesse caso teremos 3 faces iguais com 99mm e a face que vai por dentro irá ficar forçando as demais páginas, pois ela tem o mesmo tamanho. O conceito é simples: para colocar X dentro de Y, X precisa ser menor que Y.
Um folder feito dessa forma irá fatalmente ficar encoanoado ou “armado” (Fig2).
Então o correto é fazermos duas faces com 100mm e uma terceira com 97mm (esta última irá por dentro das demais). Veja o exemplo abaixo:
Você viu que em um folder com 2 dobras pode ocorrer esse tipo de problema. Imagine agora um folder com 4 dobras (10 páginas).
Se um folder desse tipo não for compensado todo o trabalho será inviabilizado pois são muitas páginas para colocar uma dentro da outra. O volume fará com que os vincos fiquem fora do lugar e toda a aparência do material será alterada. Em alguns casos isso é pouco perceptível, mas em outros compromete totalmente a estética do folder. Para fazer um trabalho desse tipo, siga o exemplo abaixo:
Fique atento! Na figura acima cada face é 2mm menor que a face que fica por fora. Somente a capa e a contra-capa têm formato igual (uma lâmina interna nunca deverá ser igual ou maior que a capa). Quando não é preciso compensar um folder? O único caso em que não é preciso compensar as páginas de um folder é se a dobra for ZIG-ZAG ou SANFONA. Nesses tipos de acabamento todas as faces têm obrigatoriamente que ser iguais. Qualquer compensação irá estragar o material. Isso porque nesses modelos de folder não existe uma lâmina “dentro da outra”… todas ficam lado-a-lado. Veja a figura abaixo: